"Vim Trazer Divisão"

"Vim Trazer Divisão"

O texto acima inicialmente se apresenta como aparente contraditório quando comparado a outros, pois as escrituras são claras ao dizer que Deus é amor. Ora, se Ele é amor, como conciliar isso com a afirmação de Jesus de que Ele veio trazer divisão à terra e não paz? Primeiramente, é importante entender que amor não significa complacência, ausência de confrontação, concordância incondicional. A título apenas ilustrativo, que pai ou mãe amoroso(a) daria uma faca afiada para uma criança de um ano de idade brincar? Qual deles deixaria de levar um filho para ser vacinado(a)? A criança poderia chorar a tarde inteira, mas os pais permaneceriam inflexíveis. Assim, têm-se que o amor continua sendo amor quando negamos, de forma justa, um pedido a um filho. Como sabemos, a principal missão de Jesus foi trazer o perdão à terra, mas não um perdão unilateral. Como toda via de mão dupla, o perdão de Jesus implica em que o ser humano possa recebê-lo, de forma que Jesus…

O Que Você Quer Que eu lhe Faça?

O Que Você Quer Que eu lhe Faça?

A bondade de Jesus já não nos impressiona tanto. Não me tenham por ignorante, após mais de 2000 anos da vinda do Messias, isso já foi mais que provado e tido como verdadeiro. Sabemos que o Mestre é bom. Entretanto, uma das coisas que ainda nos impressiona é o fato de Jesus, mesmo sabendo da necessidade das pessoas, pergunta a elas o que elas querem. Foi assim com diversos personagens ao longo dos evangelhos. No texto acima, não foi diferente. Jesus conhecia a realidade do cego, viu sua cegueira e, ainda assim, perguntou o que ele queria. Fico me imaginando porque Jesus fazia isso. Sabemos inicialmente que Jesus não atende a orações que não estejam de acordo com sua vontade. As escrituras são claras quanto a isso, como, por exemplo, em João 14.13-14: “E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome.” Observe que Jesus não disse que faria qualquer coisa,…

Prudência

Prudência

O Evangelho está nos ensinando que no último dia, que entendemos ser um dia de julgamento, muitos dirão do que fizeram e nem por isso serão aceitos, fazer simplesmente não leva ninguém ao céu e essa é a maior prova disso, palavras de Jesus. O prudente é considerado por Jesus como alguém que constrói com alicerces e esse alicerce são os seus ensinamentos colocados na prática da vida e não simplesmente nas aparências ou nos atos de misericórdia. Atos de generosidade podem estar recheados de aparências e até de más intenções por detrás deles, mas um coração sincero e um espírito quebrantado jamais serão confundidos por Deus naquele dia e isso é o que vai contar em nossas vidas. Pense hoje como anda sua vida e qual a motivação de sua fé e de seus atos de generosidade. Se eles estão recheados de humildade e reconhecimento de sua pequenez siga adiante, se eles estão sendo feitos para alcançar algum patamar superior, deixe-os e volte aos princípios básicos…

Perguntas Inquietantes

Perguntas Inquietantes

Certas perguntas marcaram a história: Quem é o meu próximo? Que farei de Jesus chamado o Cristo? Saulo, Saulo, porque me persegues? No texto de hoje, o apostolo Paulo formulou algumas perguntas que não só chamam a atenção, mas nos inquietam, nos levam a tomarmos uma posição, nos desafiam a nos encorajarmos na obra de expansão do Reino de Deus. Vejamos então estas perguntas: Como invocarão aquele em quem não crerão? Quantos hoje não têm nenhuma informação a respeito de Deus! É sabido que milhões estão mergulhados nas mais densas trevas, sem o menor conhecimento de Deus. Como crerão naquele de que nada ouviram? É interessante o raciocínio de Paulo: primeiro ele diz que não é possível o individuo invocar a Deus caso ele não creia em Deus, logo é preciso crer, agora na sequência do seu pensamento ele pergunta: Como ouvirão, se não há quem pregue? A igreja de Cristo foi enviada para proclamar; proclamação ainda é o meio mais eficaz para as pessoas tomarem…

Sejamos Mais Amigos De Deus

Sejamos Mais Amigos De Deus

Se observarmos o mundo, veremos que as características que parecem permear o caráter dos homens de hoje, são descritas pelo apóstolo Paulo neste texto a Timóteo. Embora tenham uma aparência piedosa, no íntimo, não há como ver algo diferente. Quando vivemos longe de Deus e da sua palavra, alimentamos sentimentos que não condizem com a vida de uma pessoa que tem Jesus com Senhor. Longe de Deus, nossa natureza pecaminosa torna-se predominante, fazendo com os nossos piores sentimentos venham à tona. Uma pessoa governada por seus próprios deleites e vontades, não permite que o Espírito Santo de Deus possa transformar o seu caráter através do conhecimento da palavra. A transformação que molda o nosso caráter segundo a vontade de Deus é resultado da perseverança em conhecer e continuar conhecendo e, principalmente, renovando a nossa alma e o nosso espírito, segundo a palavra de Deus. Muitos não fazem isso, porque não acreditam na transformação que a palavra de Deus…

Mantenha Seus Ouvidos Abertos

Mantenha Seus Ouvidos Abertos

Quem já ouviu a exortação dos nossos pais quando não dávamos ouvidos as suas ordens: “Oh criança mal ouvida”! Muitas vezes até ouvíamos, mas continuávamos com nossas ações infantis até que fôssemos repreendidos por eles. Jesus não teve a intenção de repreender, mas de nos exortar para importância de darmos ouvidos as suas palavras. A palavra de Deus afirma categoricamente que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. Portanto, como sabemos que sem fé não há como agradar ao Senhor, o conhecimento da Palavra de Deus será e é fundamental para que possamos cumprir bem a caminhada que nos está proposta. Assim, devemos estar atentos os nossos ouvidos ao que Senhor tem para nos dizer. Precisamos discernir a voz do Senhor ante os muitos sons que ouvimos todos os dias. Não podemos fechar as nossas mentes, os nossos ouvidos e os olhos, porque se não o enxergarmos, não há como ouvir e nem entender a Palavra de Deus, para que possamos transformar a nossa mente…

Tende Bom Ânimo!

Tende Bom Ânimo!

Nestas palavras do Senhor Jesus estão toda a expectativa dos que sofrem, gemem e estão sem esperança no mundo. A paz que tanto ansiamos não está na solução das nossas dores, dificuldades e problemas, mas naquele que criou todas as coisas e para qual não há impossíveis. A paz que Jesus nos oferece não pode estar refém dos nossos sentimentos interiores e nem das circunstâncias exteriores. Jesus disse estas palavras na noite que foi traído por um dos seus discípulos, preso, injuriado e julgado de forma injusta e condenado sem culpa. No final daquele dia, do alto de uma cruz, Jesus bradava ao Pai e entregava-lhe o espírito e morria. Para quem visse ao vivo aquela cena, as palavras acima não teriam o menor sentido e serviriam apenas para recordar de um homem de bom coração. Mas Jesus não era um homem qualquer e as promessas que Ele faz nunca deixarão de ser cumpridas e seus ensinos nunca passarão. Ele era o próprio Deus-Homem, aquele que por amor, veio ao mundo para…

Ameis Uns Aos Outros!

Ameis Uns Aos Outros!

A noite anterior à crucificação de Jesus realmente foi especial. Ele fez coisas que deixaram seus discípulos espantados, como lavar seus pés, prever sua morte e a sua ressurreição, instituir a Ceia e então, depois de tantos ensinos, milagres e direcionamentos, Jesus faz a afirmação que está no versículo base: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros”. Um novo mandamento, não tão novo, mas numa perspectiva atemporal e imperativa – ameis. Uma forma de sentimento que perpassa a nossa natureza pecaminosa, mas que ao relevá-la, rompemos com toda forma de carnalidade e restauramos a nossa natureza pela influência e o poder do Espírito Santo de Deus. Amar ao nosso próximo na mesma perspectiva que Jesus traz para nós e para os que recebem esta manifestação do amor Deus, a capacidade de provar da sua graça, porque o amor d’Ele se manifesta através da sua presença onde estarão dois ou…

A História Da Nossa Fé

A História Da Nossa Fé

Algumas pessoas têm dificuldade de entender o agir de Deus em suas vidas, mas a história de Raabe revela o quanto Ele deseja nos usar como instrumentos para reconciliar-se com o mundo. Raabe era uma prostituta em Jericó e como mulher da sua época, ela era tratada como se fosse de uma classe inferior entre os cidadãos de sua cidade. Mas Deus, em meio a sua misericórdia, escolheu Raabe para ser cuidadora dos espias do povo de Israel, ajudando-os em sua missão e mesmo correndo risco de sua própria vida, escondeu-os e cumpriu o propósito do Senhor em sua vida. A atitude dela não só salvou a sua vida e da sua família, como também cumpriu a vontade de Deus. Ela compreendeu os sinais que Deus havia usado ao salvar seu povo das mãos de faraó e mesmo pondo em risco a sua própria integridade, tomou a decisão de apoiar os israelitas. Ela optou em servir ao Senhor quando apoiou aqueles homens, hospedando-os em sua casa. Entretanto, ela também agiu com sabedoria quando, quando em…

Cidadãos Do Reino De Deus

Cidadãos Do Reino De Deus

Todos os dias, ao orar o “Pai Nosso”, nós pedimos a Deus que o Reino d’Ele se faça presente em nossa vida, que a sua vontade tão presente nos céus, se torne parte de nossa existência terrena. Uma oração para que as maravilhosas bênçãos dos céus sejam derramadas sobre a nossa vida na terra, de maneira que desfrutemos, um pouco, do que está preparado para nós quando estivermos na sua glória. Entretanto, a manifestação do Reino de Deus em nossa vida não nos deixa da mesma forma. Quando Jesus está presente, sempre haverá a uma transformação das mentes e dos corações humanos e mais, dos ambientes onde vivemos. Assim, quando somos tomados pela manifestação do reino de Deus, somos instados a uma nova existência, a olhar de lado, para aqueles que estão ao nosso redor e que desfrutam da nossa companhia. A presença de Deus em nossa vida, permite que o amor com qual fomos amados, nos faz amar ao nosso próximo, da mesma forma. O nosso coração ao ser tomado pelo…

Uma Abençoada Família!

Uma Abençoada Família!

Deus planejou a vinda de Jesus com grande antecedência. Depois de quarenta duas gerações, milhares de anos e muitas vidas envolvidas, Jesus veio ao mundo nos braços de uma pequena camponesa do interior de um país escravo da maior potencia mundial da época. Durante este tempo, através das vidas de seus antepassados, Jesus foi tecendo a sua própria história, construindo o plano de redenção e estabelecendo o caminho por onde deveríamos andar. Entretanto, como podemos observar na genealogia que Mateus relata, os antecedentes de Jesus não foram tão ilustres como seria esperado numa genealogia como esta. É importante observar que estes homens e mulheres, tiveram uma vida normal, como qualquer ser humano, com conflitos, erros, acertos, trajetórias simples como qualquer um de nós. Isto nos revela que o Senhor preferencialmente usa seres humanos normais, que entregam suas vidas, de maneira que Ele possa transformá-los em instrumentos de bênçãos no seu reino. Jesus nasce…

Fiquem Firmes Na Fé

Fiquem Firmes Na Fé

Estamos vivendo um tempo de grandes incertezas sociais, econômicas, emocionais, que exigem da nossa fé um exercício maior de perseverar na concretização da promessa de cuidado e segurança que o Senhor nos concede. Entretanto, não podemos minimizar a ansiedade que toma o coração humano, que não consegue se desligar das tribulações e dos sofrimentos que atormentam nossos dias. Como cristãos, não estamos imunes a estes sofrimentos e aflições e mais, precisamos estar sustentados pela Palavra de Deus, animar, exortar e ensinar aqueles que estão ao nosso lado a suportar com firmeza e perseverança, a caminhada que nos está proposta. O salmista nos adverte que muitas são as aflições que os justos passam, entretanto, o Senhor nos livra de todas elas. Portanto, se o Senhor nos livra de todas as situações que podem causar dano a nossa fé, que podem nos afastar da presença d’Ele, precisamos tomar posse desta promessa com urgência. Nós fomos escolhidos pelo Senhor,…

Confiando No Suprimento Do Senhor

Confiando No Suprimento Do Senhor

Daniel sabia que toda a sua esperança estava posta na misericórdia e na graça do Senhor sobre a sua vida. Ele construiu sua fé na firme convicção de que somente o Senhor poderia atender às suas necessidades. Sua vida tinha um único propósito: honrar e adorar o seu Deus através do seu testemunho. Por isso, ele foi perseguido; por causa da sua fé e da sua espiritualidade, foi jogado na cova dos leões e lá, sob perigo da morte, ele confiou no suprimento da misericórdia do Pai e foi atendido. Nós precisamos ter esta mesma confiança e fé que o profeta tinha. Construir a nossa vida tendo como firme fundamento a Palavra de Deus, nos possibilita a formação dos princípios que nos manterão firmes mesmo nos momentos mais difíceis de nossa existência. Por mais capazes que sejamos, existem demandas em nossa vida que não conseguiremos suprir por conta das nossas limitações humanas. Entretanto, em Cristo Jesus, nós conseguiremos transformar as situações consideradas…

Ame-o Sem Vê-lo!

Ame-o Sem Vê-lo!

Muitas pessoas passam a vida toda buscando um sinal de Deus para poder crer que Ele verdadeiramente existe e cuida de nós. Os desapontamentos e as mágoas do passado parecem ter muito mais efeito em nosso coração, do que qualquer sinal da graça que um dia recebemos. Construímos a nossa história de fé sob uma estrada cheia de altos e baixos, curvas e retas, que parecem não permitir que desenvolvamos uma viagem espiritual tranquila e ascendente. A grande dificuldade é que só poderemos ver a face de Jesus na face do nosso irmão. O próprio Jesus orou por isso antes de ser preso: “E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim”. É espantoso observar que o meio que Jesus usa para divulgar a Palavra de Deus, seja o testemunho de pessoas que não conseguem exprimir com retidão e continuidade a face do Senhor. Entretanto, foi o próprio Jesus que previu que felizes seriam os que creriam sem ver. O apóstolo Pedro nos exorta a…

Aos Pés Do Senhor

Aos Pés Do Senhor

Esperar em oração é algo considerado muito difícil para maioria dos cristãos. Esta espera revela um caráter humilde e submisso à ação de Deus em nossa vida. Porém, o ensino de Jesus nos chama a perseverar e a confiar na sua promessa de que o acharemos quando o buscarmos de todo nosso coração. Esta busca é um sentimento que vem do nosso interior, algo motivado por nosso Espírito, a nossa vontade e a nossa fé. A justiça de Deus será feita em nossa vida quando não houver nenhum impedimento entre nós e Ele. Mesmo que esta justiça demore a acontecer, ela cedo ou tarde nos alcançará. Construir uma fé que espera sem cessar pela manifestação do Senhor, é esperar no silêncio da concretização da esperança, na certeza das coisas que não se veem. Mesmo quando não há nenhuma nuvem no céu; mesmo que tenhamos de mergulhar seis vezes antes de alcançarmos a benção; mesmo que tenhamos de carregar a nossa cruz pelos mesmos caminhos que o Senhor andou, sofrendo as…

Semeando Em Meio As Lágrimas

Semeando Em Meio As Lágrimas

O profeta Isaías nos revela a promessa do Senhor que diz que a sua palavra não voltará vazia. Assim, todos os que sairão com as mãos cheias da semente para semear, terão como consequência, voltar com a colheita nos braços. Mesmo que esta semeadura seja realizada em meio às lágrimas, colheremos as bênçãos que o Senhor sempre reservou para aqueles que militam para construção do seu reino. Entretanto, por nossa incapacidade de esperar pela providência divina, sempre desejamos ter a visão dos resultados antes de terminarmos a obra a nós confiada. Acreditamos que a nossa forma de enxergar a construção do reino de Deus sempre é a melhor e, por isso, muitas vezes, as lágrimas tomam conta dos nossos olhos por causa das dores e da incompreensão do agir de Deus em nossa vida. Confiar sempre, sem permitir que os fatores externos inibam o nosso trabalho e nem que nossos próprios temores e dúvidas possam atrapalhar o nosso ânimo e, com isso, diminuir a nossa ação em prol…

Mensageiros Da Paz

Mensageiros Da Paz

Em tempos tão difíceis com os de hoje, onde os homens e as nações buscam, insistentemente, protegerem-se das ameaças externas, este princípio pregado pelo apóstolo Tiago parece ir na contra mão da história. Se quisermos trabalhar em favor da paz, precisamos plantar sementes de bondade. Enquanto os homens trabalham pela paz tentando mostrar o quanto são fortes e prontos para guerra, Tiago nos exorta a um caminho contrário a este, onde precisamos desenvolver a capacidade de semear a bondade em todos os nossos relacionamentos. Ninguém consegue ser um promotor da paz se viver em eterna beligerância. Se nossos atos não demonstrarem que estamos dispostos a mudar a nossa forma de relacionamento com as pessoas, não há como dar credibilidade ao nosso discurso pacificador. Como poderemos ser chamados Filhos e Filhas de Deus, se em nosso coração e em nossas mãos não há disposição para viver em paz? Por mais sérios e fiéis que sejamos, não há como promover a paz…

Deus É Verdadeiramente Por Nós

Deus É Verdadeiramente Por Nós

O salmista conseguiu expressar com extrema felicidade o que acontece com todos os que entregam sua vida nas mãos do Senhor Jesus. Ele percebeu, que por mais que tenhamos bens materiais, por mais poderosos que formos, por mais influência que conquistarmos, se não tivermos Jesus no coração, estaremos vivendo num poço de destruição. Estamos presos a esta lama que impede o nosso mover com liberdade, pois a nossa perspectiva estará sempre limitada por nosso horizonte e, sobretudo pelas coisas que podemos palpar. É uma vida extremamente limitada pelos muros e pelo terreno em que estamos inseridos, por mais glamorosos que sejam. Jesus conseguiu nos mostrar que apesar de toda a sabedoria do mundo, não há como prescindir da verdade que Ele pregou. Conseguiu nos fazer enxergar, que todo o dinheiro que amealhamos na vida, não pode comprar a paz e a felicidade que conquistamos n’Ele. Crer que Deus pode agir a nosso favor é fácil, difícil é agir como Deus em favor do irmão. O…

Soerguidos Pela Graça

Soerguidos Pela Graça

Imaginar que um Deus, na forma de um ser humano comum, pudesse caminhar pela terra, desafia muitos conceitos e, principalmente, causa uma grande perturbação nas mentes e nos corações humanos. Por isso, o apóstolo Paulo nos pede para deixarmos ter a mente e o coração transformados pela palavra de Deus, de maneira que sejamos renovados inteiramente pela boa, perfeita e agradável vontade de Deus. O propósito desta vinda era reconciliar estes dois mundos, separados por forma de pensar distintas, o reino de Deus e a humanidade, mas que foram encontrando sentido e unidade na pessoa de Jesus. O que era “bom”, depois da queda, tornou-se mau e sob uma ameaçadora perversão. O pecado que contaminou o mundo através da desobediência humana, fez com que colhêssemos mato e abrolhos, onde antes colhíamos frutos bons para os olhos. A imagem de Deus havia sido distorcida pelo pecado e o nosso egoísmo agora permeava sob todos os nossos atos, corrompendo o nosso caráter, tornando-…

A Abençoada Encarnação De Jesus

A Abençoada Encarnação De Jesus

Depois de ler os versículos acima, pare um momento e reflita sobre as implicações destas palavras e reflita sobre a natureza de Jesus. Imagine-se sendo o Senhor de todas as coisas, com o supremo poder de criar, governar e sustentar tudo, sem necessidades a serem saciadas, como fome, sede, frio, calor, cansaço, sem sentir dor, nem sofrimento e nem morte. Ele existe num reino além do tempo, sem depender do espaço tridimensional, cuja alegria independe de circunstâncias e pessoas, pois é plena e suficiente em si mesmo. De repente, por um motivo que talvez nunca venhamos a entender completamente, abre mão de toda esta glória e pelo amor que sente por nós, simplesmente encarna no mundo por Ele criado, com um único objetivo, cumprir o plano de nos salvar das consequências da confusão que nós causamos. O Filho de Deus, atemporal e todo-poderoso, voluntariamente deixou a eternidade e entrou no tempo tornando-se um ser humano frágil. Abriu mão de tudo, suportando as mesmas…

Quem é Jesus Para Mim?

Quem é Jesus Para Mim?

Quem é Jesus? Esta pergunta deve ter permeado a mente de todos aqueles que colocaram as vidas em suas mãos. Quem é esse que pode transformar a vida de uma pessoa da noite para o dia, sob quaisquer circunstâncias. O amor de Deus tornou o nosso caminho abençoado e a sua graça deu uma nova esperança para uma existência sem qualquer futuro e que se destinava a perdição. Deus não nos havia criado para povoarmos o inferno e por saber que jamais poderíamos satisfazer a sua justiça, enviou seu Filho, Jesus Cristo, para que, através d’Ele, pudéssemos ter novamente, o caminho de volta para casa. Esta é uma reflexão que precisamos fazer todos os dias da nossa vida. Não haverá arrependimento, nem confissão, muito menos tomaremos posse da ressurreição que Jesus nos concede, para chegar ao pleno conhecimento de quem é Jesus Cristo para nós. Ele não era um homem comum, desses que encontramos em nossas ruas e nas nossas comunidades de fé. Apesar de encontrarmos todos os…

O maravilhoso toque da graça

O maravilhoso toque da graça

O incompreensível tomou conta da mente daqueles homens. A resposta ao ato miraculoso de um cego de nascença enxergar era algo inacreditável. Apesar de conviverem todos os dias com o cego, aqueles homens não conseguiram acreditar na possibilidade de vê-lo enxergando. A forma como foi realizado o milagre também causou grande estranheza aos seus corações e mentes incrédulas que não queriam acreditar no que viam. A forma do agir do Senhor Jesus sempre causa este sentimento de perplexidade na vida das pessoas que recebem a benção e na daqueles que a observam. De sã consciência ninguém concebe que uma mistura de saliva com areia pudesse curar cegueira. Porém, quando a esses estranhos ingredientes são acrescentados a fé e poder de Deus, existe cura todas as coisas, porque para Deus não há impossíveis. Muitas vezes, estamos passando por desertos tremendos, por dificuldades que parecem ser intermináveis, por enfermidades que nos causam tamanha fraqueza na fé, que perdemos…

Florescendo em meio ao caos

Florescendo em meio ao caos

Algumas vezes, somos surpreendidos com grandes dificuldades causadas pelos mais diversos fatores. Muitas vezes, somos alcançados pela força destes acontecimentos que nos deixam sem nenhuma resposta e procurando explicações para o que aconteceu. Entretanto, depois de algum tempo, mesmo sofridos, tristes e saudosos por alguma perda, somos surpreendidos com sinais da graça de Deus a nos amparar e cuidar de nós. O Senhor quer que sejamos semelhantes a flor de lótus, que nasce na lama, em meio às coisas fétidas e putrefatas, mas que traz uma beleza onde antes só tinha lama. Como a lótus que floresce em meio à lama e o caos, assim deve ser a vida de um servo do Senhor. Se observarmos atentamente, os homens estão cada vez mais violentos, maus e distantes de Deus. Porém, como servos do Senhor, cabe a nós a proclamação da paz e da justiça, a reconciliação de Deus com os homens. Andar diligentemente nestes dias é observar que a nossa vida e o nosso testemunho se deem de tal…

Influenciados pelo amor de Deus

Influenciados pelo amor de Deus

A capacidade de Jesus usar os elementos que faziam parte do dia a dia do povo para ilustrar o seu ensino é maravilhosa. Todos sabiam que um vinho novo tem uma capacidade extraordinária de se expandir por causa da fermentação, por isso, não poderia ser posto num odre velho, pois, este não aguentaria, teria de ser posto em odres novos, porque, conseguiria conter a fermentação sem romper e, assim, conservar o vinho. Desta mesma forma seria uma vida não transformada diante de sua palavra, ela não suporta a doutrina que se expande à medida que vai sendo influenciada pelo conhecimento de Deus e se aprofundando em seus mistérios. Precisamos abrir mão de velhos hábitos, de velhas compreensões, de formas fechadas de ação, para que possamos expandir o conhecimento de Deus em nossa vida. Quando nos defrontamos com estes ensinos, somos intimados a mudar, a refazer as nossas perspectivas, renovar as nossas compreensões da vida e estabelecer novos princípios para nossa…